sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

ALERGIA À ESMALTES?

Muitas pessoas tem alergia aos esmaltes, geralmente as pessoas tem alergia aos seguintes componentes do esmalte:


  1. FORMALDEHYDE -O Formaldeído é um dos mais comuns produtos químicos de uso atual.
  2. TOLUENO - O tolueno é um líquido incolor com um odor característico. Ocorre na forma natural no petróleo e na árvore tolú . Também é produzido durante a manufatura da gasolina e de outros combustíveis a partir do petróleo cru e na manufatura do coque a partir do carvão.
  3. DIBUTYL PHTHALATE (DBP) -  Dibutil ftalato (DBP) é uma comumente usada como  plastificante. Também é utilizado como um aditivo para colas ou tintas de impressão. É solúvel em vários solventes orgânicos, por exemplo, álcool, éter e benzeno . PAD é usado também como um ectoparasiticida .
Obs.: Esses componentes influenciam na durabilidade e fixação dos esmaltes.


UTILIDADE E TOXICIDADE




FORMALDEHYDE -Suas aplicações principais são:· Produção de resinas uréia-formol, fenol-formol e melamínica
· Matéria prima para diversos produtos químicos
· Agente esterilizante
· Agente preservante de produtos cosméticos e de limpeza
· Embalsamação de peças anatômicas
· Laboratórios
Trabalhadores podem ser expostos durante a produção direta, tratamento de materiais e produção de resinas. Profissionais da área da saúde, técnicos de patologia e histologia, professores e estudantes que manuseiam espécimes preservados estão potencialmente em alto risco de exposição. Consumidores podem receber exposição através de materiais de construção, cosméticos, móveis e produtos têxtil.
A exposição de curta duração pode ser fatal, entretanto o limiar de odor é suficientemente baixo que irritação dos olhos e membranas mucosas ocorrerão antes destes níveis serem alcançados. Exposições de longa duração a baixas concentrações de formaldeido podem causar dificuldade respiratória, eczema e a sensibilização. O Formaldeído é classificado como carcinogênico humano e têm sido relacionado com câncer dos pulmões e nasal e com possível câncer no cérebro e leucemia.







TOLUENO-Esta substância caracteriza o que ficou popularmente conhecido no Brasil como cola de sapateiro, apesar de estar presente em outros tipos de colas, como as utilizadas na marcenaria. A inalação voluntária do toluol (que apresenta potencial de abuso) causa danos ao organismo e pode levar à dependência.
O tolueno pode afetar o sistema nervoso. É facilmente absorvido pelos pulmões (40 a 60% do inalado). Níveis baixos ou moderados podem produzir cansaço, confusão mental, debilidade, perda da memória, náusea, perda do apetite e perda da visão e audição. Estes sintomas geralmente desaparecem quando a exposição termina.
Inalar níveis altos de tolueno por um período pode produzir sonolência e até mesmo perda de consciência. Além disso, um estudo americano realizado pelo Brookhaven National Laboratory comprovou que o tolueno, quando inalado, faz o mesmo caminho da cocaína no cérebro.
No Brasil já há no mercado cola de sapateiro sem toluol. Para saber se o produto é livre do componente, o consumidor deve ficar atento à embalagem. A cola de sapateiro com toluol contém o desenho de uma caveira e da especificação da necessidade de uso de máscara para manuseio.

O que eu gostaria de informar é que além os esmaltes da COLORAMA são livres desses componentes e além deles vi na loja em Bangu os esmaltes da LUDURANA especificando serem livres dessas substâncias, portanto é mais uma novidade no mercado pra quem tem alergia aos esmaltes, li uma matéria antes de postar onde uma cliente usou os esmaltes da COLORAMA e sua alergia se manisfestou (http://www.reclameaqui.com.br/678210/colorama/esmaltes-colorama-sem-tolueno-e-formaldeido/) por outro lado em meu grupo do Facebook UNHAS E ETC conheço uma pessoa que tem alergia e não tem problemas com os esmaltes da COLORAMA (pois a mesma já afirmou só usar estes), nesse caso fica meio difícil pra mim expressar alguma opinião a respeito a intenção da postagem é mesmo informar . Então pessoal é sempre bom ficar de olho nas embalagens e se algum sintoma se manisfestar procure logo um médico e suspenda o uso do cosmético.

Segue a foto dos Esmaltes com a especificação:

Sem Toluen
Sem Formaldeide
Sem Dibutyl Phathalate


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI!