sábado, 3 de março de 2012

Vamos falar de saúde? (OBESIDADE)

Vamos falar de saúde?
Obesidade tem cura? Que riscos pode trazer pra sua saúde?
Quais são os seus tipos, confira tudo isso na matéria abaixo!
http://www.anutricionista.com/tipos-de-obesidade.html




Bom resolvi postar essa matéria porque a obesidade está entre os males do século, uma doença silenciosa e traiçoeira, a obesidade pode estar relacionada a maus hábitos alimentares devido a correria diária ou até mesmo proveniente preguiça, a predisposição genética, ao sedentarismo e também à distúrbios hormonais como hipotireoidismo a propósito ao contrário do que muitos pensam é o hipotireoidismo que engorda e não o hiper, a palavra hiper nesse caso não está relacionada a "grandeza corporal" e sim a produção excessiva dos hormônios T3 e T4, o que faz com que o metabolismo acelere consequentemente aumentando a temperatura do corpo (função dos termogênicos) provocando a perda de peso e trazendo outros sintomas como taquicardia, insônia) no caso do hipo acontece exatamente o contrário.
Sou estudante de Educação Física e confesso que não tenho um corpo escultural, tenho 1,61 m e 93Kg, calculando o IMC estou no grau de obesidade e porém não aparento ter todo esse peso de acordo com a matéria a obesidade do tipo pêra, onde o individuo acumula gordura entre a pele e o músculo, menos perigosa do que a visceral porém nem por isso é algo que deva trazer alívio, muito mais que estética manter o peso deve ser algo relacionado à saúde.
Pratico atividades físicas como jogar futebol e dançar por exemplo e às vezes (quando dá tempo) encaro o transpor na academia em que trabalho , recentemente fiz uma bateria de exames dos quais espero resultado pra confirmar se além do hábito compulsivo de comer doces possuo algum distúrbio hormonal como o hipotireoidismo citado anteriormente, minhas características físicas são bem parecidas com a da minha mãe, da minha tia, dos meus primos e assim por diante analisando tais fatores observo que meu fenótipo (características físicas) também está diretamente relacionado a minha genótipo (características hereditárias) por esse motivo a minha atenção com a saúde deve ser redobrada para que isso não me traga maiores consequências.
A OBESIDADE já chegou a ser comparada como o uso de DROGAS se levarmos em consideração o vicio por comida tendo isso em vista posso afirmar que os dois trazem sérios danos a saúde.
A obesidade pode trazer sérios riscos a saúde, desencadear outras doenças e até mesmo levar o individuo a óbito. Por isso é muito importante fazer exames regularmente e principalmente realizar alguma atividade física no minimo 3x na semana, seja futebol, natação, a famosa peladinha, dança, ginástica, musculação entre tantas outras modalidades além das atividades é recomendo evitar os exageros durante a semana, tudo é uma questão de reeducação de nossos hábitos e posso dizer que tenho me esforçado bastante para evitar os abusos diários e me alimentar na hora certa apesar da correria é um esforço que com certeza vale a pena realizar.

Obs.: A matéria não cita nada a respeito mas suponho que a obesidade do tipo maçã seja mais observadas nos homens, pois neles é bem perceptível o acúmulo de gordura na cavidade abdominal. 

Bom pessoal é isso... Espero ter conseguido passar um pouquinho a mais dessa doença e do porque devemos combatê-la, pois às vezes nos falta informação.


Esqueci de mencionar:  Pais fiquem atentos aos seus filhos pois a obesidade infantil está crescendo assustadoramente, eduque hoje para evitar transtornos futuros.



Bjss

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI!